Desenvolvimento PHP com SQL Server

Padrão

Recentemente estive de frente com um desafio daqueles que nos deixa alguns dias sem sono.

Como todos sabem estou trabalhando na SoluTudo, empresa que tem como objetivo facilitar o acesso a informações de empresas por meio de um sistema de busca inteligente na web e um disk para quem preferir o bom e velho telefone.

Pois bem! A atual plataforma que sustenta o site (e diretamente o sistema interno de consulta do disk) e toda feita em ASP (não o ASP.Net) e SQL Server, com muito código nas telas e pouca identação. Um verdadeiro DESAFIO!

Minha proposta para aprimorar o desenvolvimento, torna-lo mais rapido e divertido foi adotar o framework CakePHP junto com a base de dados em SQL Server, de primeira instância. O primeiro desafio encontrado foi com relação a paginação efetuada pelo Cake com o banco em questão. Ela não funcionava 100%. Resolvi procurar uma solução e rapidamente encontrei um trecho de script que efetuava a paginação de forma aceitavel. Menos um problema!

O proximo problema foi fazer com que campos do tipo “ntext” fossem exibidos corretamente. Lá vamos nos novamente procurar uma forma de solucionar esse “abacaxi” nos padrões do Cake. Encontrei um trecho de codigo que detectava o tipo do campo, e sendo text, fazia o cast para varchar com tamanho 8000 (ou seja, um POG).

Não tenho o código comigo agora, mais irei efetuar o fork do projeto do Cake no Github e solicitar a inclusão do arquivo dbo_sybase.php que tenho.

No mais, é isso galera! Bons códigos a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *